Translate

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

GERAÇÃO ONLINE


Analisar o comportamento social dos jovens, é extremamente complexo. O avanço tecnológico favorecem novos problemas e desafios. Hoje, uma simples partida de futebol é um mega evento com milhares de pessoas, que obrigam as autoridades a cuidarem não apenas do estádio e do entorno; mas, também, das principais vias de acesso – sejam praças e avenidas ou estações de trem e metrô. Há casos em que grupos rivais determinam dia e hora, através da internet, para um confronto. A informática e a internet mudaram o mundo; mas, seu uso irracional, rouba a paz, o tempo e pode levar à morte. Qual a motivação e a maturidade de um jovem que agride ou mata um cidadão, por rivalidade?
O jovem tem acesso a uma avalanche de informação, mas é cada vez mais precoce e imaturo. Entre a leitura e a novela, o treino e a balada, a família e a droga...ele é vítima de suas próprias escolhas. Hoje, colhem-se os frutos de uma geração que não conseguiu investir um tempo de qualidade na educação dos filhos; não a educação de escola, mas a preciosa instrução do pai e da mãe, fundamentais na formação do caráter da criança. O resultado? Jovens sem princípios, sem limites, sem caráter. Não respeitam os pais, os professores ou quaisquer autoridades, e tornam-se autores de crimes passionais e hediondos.
Nas salas de aula, o desinteresse cultural é altíssimo e há banalização do valor do professor e seu conhecimento acumulado. Trata-se de uma geração online, que quer colher sem plantar e quer liberdade de consumo sem disciplina ou esforço. Rebeldes, viciados, presos ou mortos; ou obedientes, disciplinados, vivos e livres. Quem é você?
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?”(Jr 17.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário